Minha carreira não é muito linear e, como ela, gostaria de fazer essa apresentação de maneira um pouco não convencional. Sempre atuei entre a educação e a terapia, sempre atendi pacientes crônicos e convivi com equipes multidisciplinares, agora são 30 anos de carreira.
Na maior parte dos meus projetos profissionais eu percebi que estava tentando “convencer” as pessoas a se cuidarem, a melhorar seu estilo de vida, e em quase todas as situações, as pessoas não estavam lá porque haviam escolhido se cuidar… um susto, um infarto, uma doença crônica, uma palestra no trabalho… tinha colocado elas em meu caminho.
Desde sempre, o desafio foi do engajamento do outro. 

Olhando para trás percebo que minha inquietação sempre esteve nesse lugar:

Como posso ajudar as pessoas a se conectarem com uma razão maior que justifique seu autocuidado?
Como posso ajudar as pessoas a perceberem que a saúde, as escolhas do estilo de vida, são apenas um meio e não um fim?

Nesse percurso tornei-me terapeuta corporal reichiana e comecei a mergulhar em leituras e cursos sobre hábitos e mudança de comportamento.

Em 2010, me inscrevi em uma formação específica de coaching em saúde e bem-estar, na Wellcoaches, uma escola americana. Momento divisor de águas, pela primeira vez em minha carreira eu trombei com a sensação de: genteeeee eu quero fazer isso o resto da vida!

E aí, agora alguns anos depois, vários outros cursos e formações, quando relembro esse momento, percebo que uma das principais razões de ter sido fisgada é que descobri que poderia estar ali, com o outro, e co-criar o projeto do autocuidado, isso… CO-CRIAR!

Não ser a única responsável pelo projeto de cuidado dos meus clientes,  alunos, pacientes, e sim trilhar um caminho que hoje entendemos como centrado na pessoa.

1991 a 2003

Atuou como profissional de educação física em programas de reabilitação envolvendo doenças crônicas (InCor) e no SESC São Paulo com diversas faixas etárias e projetos físico-esportivos e culturais.

2003 a 2013

Professora universitária e fundadora da ECOS – Educação Corporal e Saúde, empresa na área de saúde e qualidade de vida. Atuou no desenho e implantação de programas de promoção de saúde em diversas organizações.  Inicia a trajetória como coach de saúde, ainda sem muita expressão, com os desafios de trazer ao mercado brasileiro uma intervenção desconhecida e sem eficácia comprovada ainda.

2013 a 2016

Atua como Diretora de Promoção de Saúde e Bem-Estar em uma empresa de apoio psicossocial no trabalho, desenvolvendo uma ampliação de repertório na área de saúde mental; inicia a implantação de programas de coaching e treinamentos de profissionais de saúde em empresas e hospitais.

2016 a 2020

Passa a atuar definitivamente na área de coaching de saúde, atendendo clientes, treinando profissionais de saúde e fazendo supervisão com foco em humanização e atendimento centrado na pessoa, predominantemente em hospitais. Atua como formadora em Lisboa em parceria com Floriane Silvestri – Atitude Wellness.

Formações em: Pensamento Sistêmico (Capra Course Alumni); Teoria U (EDX – MIT), Supervisão em Coaching (CSA – Londres)

2020 a 2021

Torna-se uma das 3 coaches no Brasil a obter a certificação internacional do National Board for Health and Wellness Coaches (NBC-HWC)

Inicia a oferta ao mercado de uma formação em coaching de saúde e bem-estar em modelo híbrido (síncrono e assíncrono) treinando profissionais de saúde em todo o Brasil, com um programa estruturado a partir das diretrizes do National Board for Health and Wellness Coaches.

Compõe a equipe de Saúde Populacional no Hospital Israelita Albert Einstein.